quarta-feira, 30 de julho de 2014

Projeto Social "SÁBADO DO SORRISO"

A história de um sorriso que renasceu

   "Quatro anos já se passaram e, quem tiver contato com este menino hoje, talvez nem saberá que mudanças ocorreram em sua vida. Se agora é fácil vê-lo estampar um belo sorriso, ouvi-lo conversar ou sentir sua energia, em agosto de 2010, quando conhecemos o Endryus Rodrigues, não era bem assim.
   Foi no dia 14 daquele mês que fizemos o primeiro atendimento dele aqui na SABRE. Era o quarto ano do nosso projeto social que chamamos de "Sábado do Sorriso", mas naquele dia, aos 5 anos de idade, Endryus não sorriu para nós. Ao exame clínico, observamos uma série de necessidades odontológicas. Mesmo com uma idade tão precoce, havia várias cáries, alguns dentes que precisavam ser extraídos e outros que precisavam de tratamento de canal.
   E estes não eram os maiores problemas. O pior veio no relato da mãe: " O Endryus só toma Nescau. O dia todo! É muito difícil fazer ele comer alguma coisa diferente". Aquela senhora com quem eu falava, já não sabia mais o que fazer para melhorar a alimentação do filho. Vários profissionais já tinham tentado ajudar, mas o resultado era pobre. 
   Aqui, no "Sábado do Sorriso", atacamos em duas frentes. Enquanto a Dra. Carmen, nossa odontopediatra solucionava as questões odontológicas do Endryus, eu me encarreguei de motivá-lo a mudar sua alimentação e seus hábitos de vida. Também trabalhei com a orientação da mãe sobre uma dieta saudável. Muito dedicada e querendo a mudança, esta se tornou nossa aliada.
   Por termos iniciado o tratamento cedo, o sucesso foi maior. Os problemas odontológicos atingiram quase exclusivamente a dentição decídua (de leite) e com a troca da dentição, hoje observamos uma "boquinha" quase sem sequelas. Isso foi ótimo, mas a maior vitória veio com a mudança dos hábitos alimentares. Aquela criança movida a Nescau, sem energia nos olhos, que mal falava ou sorria, deu espaço a um menino mais vibrante, alegre e comunicativo, que agora come "comida de verdade", brinca na rua e sorri!
   Por que estou contando esta história? Porque esta é a essência deste projeto. Agora já são oito anos de "Sábado do Sorriso" e esta é apenas uma das vidas que tocamos. Algumas crianças ou até mesmo seus responsáveis não conseguem medir o tamanho do benefício que estão recebendo. Ás vezes, querem desistir ou somem sem deixar pistas. Nós corremos atrás para resgatá-los, porque somos capazes de avaliar o impacto que podemos fazer no futuro destas pessoas. Diferente de muitos projetos que são apenas assistenciais e de curto prazo, nós estamos aqui para garantir que a maior arma que uma pessoa pode ter para alcançar todos os seus sonhos, não seja perdida precoce e desavisadamente. A capacidade de mastigar sem desconforto e com dentes saudáveis e saber como se alimentar corretamente, garantem a fonte de energia necessária para superar os desafios da vida. Já o sorriso, este todos sabem muito bem que tem a capacidade de abrir portas e quando belo, reforça a autoestima e a imagem que os outros formam
de nós!"
Texto do Dr. Renato Cremonese
Clínica Odontológica SABRE














Nenhum comentário:

Postar um comentário